Kiko Mistrorigo e Célia Catunda abriram seus corações para falar do trabalho que acontece na TvPinGuim. No último sábado dia 11/11, os fundadores ofereceram uma Master Class  na Galeria Olido: “O mundo da animação” fornecido pelo grupo “É Nóis na fita”. Eu tive a oportunidade de ir! =] 

Interessados em produzir animação de qualidade para crianças com idade pré-escolar, encontraram diversas dificuldades desde o início dos primeiros projetos.

Observando a falta de interesse pelos canais brasileiros, já que estes recebiam licença para vincular produtos internacionais de forma prática, viram a necessidade de enfrentar o mercado internacional para viabilizar seus sonhos.

A TvPinGuim é uma produtora independente que contribuiu para alavancar a animação infantil no Brasil. Surgiu em 1989, em um cenário onde não havia série de animação produzida no Brasil e em um momento na qual o cinema não recebia incentivos governamentais.  

18c7b40d4e766c7e48c3d844419d2c35A primeira série feita por eles foi o “De onde vem” com a personagem Rita, que superou expectativas com sua veiculação na Tv Escola e Tv Cultura.

Depois eles criaram o “Peixonauta”, desenvolveram para a apresentação uma bíblia (um manual completo sobre o que é a animação) e um pitch (uma apresentação de no máximo 10 min. para vender a ideia). Kiko e Célia falaram sobre a frustração de ter vários encontros e sempre ter o projeto negado. Não sendo aceito pelos canais nacionais,  partiram para canais internacionais em encontros organizados pela Kidscreen. Depois de um longo período, finalmente receberam a oportunidade da Discovery Kids.

 

Peixonauta

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Kiko e Célia comentaram que na época não era vantajoso para uma canal nacional comprar de uma produtora um projeto ainda em desenvolvimento, pois eles tinham em mãos a opção de adquirir produtos já prontos e com audiência comprovada em outros países. Com as mudanças na lei, surgiu a obrigação de que os canais nacionais teriam que disponibilizar em sua grade de programação uma quantidade de horas com vinculação de produção nacional, assim também contribuiu para que a Discovery Kids fosse a porta de entrada.

Na master class, a dupla comentou também a dificuldade em ser uma produtora brasileira, sendo indiretamente questionados sobre a qualidade do conteúdo. Eram mal vistos por outros países pela fama de futebol e carnaval. Quem iria dar o primeiro passo e permitir que brasileiros criassem material para crianças?

Após a produção, a cultura brasileira também foi uma dificuldade para ser aceito por outros países, dois exemplos: personagens se abraçam e há o protagonismo feminino.

Um ponto interessante nas produções da TvPinGuim são as protagonistas serem meninas. Por ser uma produtora independente, é permitido que esta e outras questões sejam abordadas.

Eles deram uma dica importante: o público brasileiro tem algumas características específicas, nós gostamos de assistir televisão junto com os filhos, e as crianças não podem se frustrar, elas escolhem o que assistir na televisão da família. Temos o histórico de que no passado havia apenas uma televisão na casa e as crianças que comandavam. Com a chegada da tv a cabo na década de 90 isso se intensificou.

Quando o Peixonauta foi aceito pela Discovery Kids, eles foram orientados que levaria cerca de 8-9 meses para a adaptação do público. O Peixonauta iria ser transmitido no lugar do Barney, um sucesso na época. Foi uma surpresa para todos quando os jornais soltaram a notícia que uma produção brasileira infantil estava em primeiro lugar na audiência.

Esta é uma prova que você é a única pessoa que acredita no que você está fazendo. Nenhum canal acreditava no potencial da série, mas o Peixonauta encontrou seu lugar!

Um fato interessante é que o Kiko foi para o senado na época para defender a produção nacional e ajudar a ter incentivos governamentais.

Outra dica foi que para criar as séries eles respeitam alguns sensos comuns no meio da telecomunicação de respeitar os múltiplos de 13 e 52, sendo 52 episódios para cada temporada sendo 3, 7 ou 11 minutos de duração. 

A produção do Show da Luna

Tudo começou pela construção de uma personagem forte, com características específicas e que criasse várias histórias, uma menina com muita energia, como toda criança! O segredo está em observar e se pôr no lugar da criança e em suas curiosidades? Observando… acredito que sim!

A série segue um formato estruturado, se repetindo em todos os episódios sendo uma outra dica para a criação de produtos para crianças em fase pré-escolar entre 3-6 anos.

Para descrever o processo de produção, com uma equipe de roteiristas o Show da Luna começa com o storyline, um parágrafo do que seria o episódio, se desenvolve para a sinopse, sendo um texto de mais ou menos uma página a escaleta, um pré roteiro sem os diálogos. Seguindo assim  o roteiro com a inclusão das falas.

Chega enfim no storyboard e animatic. Podem verificar nesta etapa se o time da história e as cenas estão com a duração e a ideia correta. Esta é uma fase importante para que a relação entre Storyboard/animatic e roteiro esteja perfeita, só após esta verificação entra em produção, quando tudo aqui está funcionando.

Outro ponto importante ressaltado pela Célia, é que em produções para esta faixa etária é preciso mostrar todas as ações do personagem, elas não se atentam aos diálogos e sim a interpretação e intenção dos personagens.

O que observei é que a ideia central é estimular a criatividade e a observação das crianças, de forma construtivista a criança desenvolve seu conhecimento através da curiosidade.

Observação, processo e conclusão e a certeza da ciência é que não há certezas! Há verdades hoje e que amanhã podemos ter novas tecnologias e conhecimento que nos levem a outra conclusão. A observação e a curiosidade em responder perguntas fizeram com que a sociedade evoluísse. E isso é o que a personagem Luna faz!

Para compor a equipe, O Show da Luna recebe ajuda de consultores pedagógicos da área de ciências e biológicas. Lançada em 2011, foi com grande orgulho que Kiko e Célia informaram que a série está sendo transmitida em 96 países. Comentaram sobre a interpretação das crianças em outros idiomas, fiquei curiosa e está aqui a série em inglês: 

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=uEfaqTgmukM&w=560&h=315]

Para ser veiculada em tantos países não foi preciso negociar com muitas pessoas, são poucas as pessoas compradoras nos canais. Este é um assunto que temos que comentar: é difícil pensar que está em poucas mãos a transmissão de comunicação do mundo.

O legal foi olhar para lado e ver um rosto conhecido que me deu muita segurança em estar ali com o grupo, lá estava a ELIANA FONSECA, do castelo Rá Tim Bum dos anos 90. Ela é idealizadora do projeto É Nóis na Fita, curso gratuito de cinema para jovens de 15 a 20 anos, que ofereceu esta master class. Me emocionou muito encontrá-la! Saber que uma pessoa que esteve presente na minha infância de forma indireta, e depois de anos ainda tem a intenção em promover cultura nacional a crianças e jovens me deixou muito feliz.

    

Como sempre não há segredo para o sucesso, afinal todos sabem que somente você realmente acredita em seus projetos e é preciso ter proatividade, planejamento e atitude para conquistar. A TvPinGuim é uma verdadeira história de sucesso. O que será que vem por ai? Eu quero saber…

 

Referências e fotos:

http://www.elianafonseca.com.br

http://kidscreen.com/

http://www.tvpinguim.com.br/

http://www.comkids.com.br/

http://www.enoisnafita.com.br/ 

 

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