99 não é 100%

Meu marido chegou em casa após dois dias de palestras com um livro que me chamou muito a atenção: 99,9% não é 100% de Marcos Scaldelai. Com o argumento do “Você pode Mais”, Marcos Scaldelai se tornou “O Cara”, o presidente da Bombril com 36 anos, graças a seus esforços, por merecimento, sem pular cargos.

Adorei ler este livro, era a injeção de motivação que precisava nessa nova fase da minha vida. Conciliar a vida profissional com a pessoal é um desafio diário. Sou uma recente mãe e freelancer home office que também acredita que 99,9% não é 100%. O autor explica que isso não é questão de perfeccionismo e sim que nós podemos sempre cumprir com nossas metas e que podemos sempre fazer mais.

A empresa que se diferencia, cria um ambiente em que todos possam enxergar resultados, vestir a camisa da corporação e se relacionar com os produtos. É preciso que o executivo tenha perfil empreendedor, que acredite que também é dono da empresa, assim ele se sente confiante para ter ideias inovadoras e colocar a cabeça na guilhotina, porém com riscos controlados.

Ele diz também que a grande virada da marca é quando ela consegue traduzir para o seu público uma experiência emocional. Grandes empresas se perdem e tem dificuldades em encontrar o que o mercado e seu público necessitam.

Para se ter sucesso na carreira, o segredo está em ser um profissional generalista, ser uma pessoa que sempre quer resolver problemas, que exigem esforços em equipe e encontram saídas em meio de crises. Ter comprometimento, e isso não tem nada haver com a quantidade de horas que você trabalha e sim expresso pela quantidade de problemas que você resolve.

As empresas costumam ter funcionários conformados, que nunca aplaudirão os inconformados, pois estes fazem eles se mexerem, a saírem da zona de conforto.

Os inconformados procuram situações para colocar a cabeça na guilhotina. Marcos Scaldelai fez isso e conquistou o seu espaço muito jovem, porém não sentiu nenhum tipo de discriminação, pois nunca se colocou em um cargo fora dos padrões. Quem se sente confortável na posição que ocupa, considera a própria conquista justa, não teme correr riscos, entrega os melhores resultados, e supera as expectativas de quem o contratou.

Já trabalhei em empresas que o comercial estipulava metas para a equipe e, chegava no último dia de campanha a pessoa informava que não conseguiria bater a meta. no livro, ele conta que isso é inadmissível, pois bater a meta é como se fosse a obrigação, e que não pode esperar chegar no último dia dizendo que não bateu as metas, é preciso discutir e solucionar os problemas antes. “Ao aproximar-se do comercial, você irá entender completamente como o seu negócio pulsa, funciona e pode alavancar. Ele está presente em tudo, pois o objetivo de todos em uma empresa é faturar”.

Existem profissionais que são agentes de transformação, donos de uma energia positiva, que ajuda a trazer o resultado.

Um bom exemplo de obstáculo é quando um cliente pede um valor de investimento inviável só para desistir de fazer o negócio, porque na verdade ele não está a fim. Quando enxergamos um obstáculo e pensa: “tenho o risco de não chegar no resultado”, está andando para trás. É muito diferente de falar ao seu gestor: “Estou visualizando esse cenário e existem riscos com os quais estão trabalhando para superar”.

Um verdadeiro líder prepara sucessores, porque assim tem certeza que vai crescer muito. Não ter medo de “perder o cargo” para quem está abaixo de você, e sim, ter a certeza que crescerá e o seu funcionário também, ao ponto de ocupar o seu cargo anterior.

Me identifiquei com o autor quando o ele diz ” Quando pego uma marca para trabalhar, busco estudar a essência, o valor percebido, a identidade, porque sei a diferença que isso faz para desenvolver estratégias com melhores resultados”. Quantas vezes já fiz isso, de estudar o cliente a fundo, viver a vida da marca.

Para concluir, ele resume o livro em 4 pontos chaves, essências para a vida, tanto profissional como pessoal:

Empreendedorismo: Paixão pelo que faz, enxergar o negócio como fosse o dono, focar na solução e não no problema, Inovar e buscar o impossível!

Senso de Urgência: ter atitude proativa, com ritmo de trabalho dinâmico para contagiar a equipe. fazer sua parte e ajudar a equipe, porque não adianta nada terminar o seu trabalho, sendo que o mais importante é o trabalho final.

Brilho nos Olhos: Ser o exemplo e encantar as pessoas, sendo o exemplo de inspiração, referência e carisma. Possuir luz própria e ser feliz.

Excelência: Ser focado no resultado e comprometido com as metas. ter autoconfiança e perseverança ao encontrar desafios. Encontramos quando buscamos a perfeição, afinal, 99,9% não é 100%.

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