Urso2

A loja de departamento John Lewis do Reino Unido tem uma estratégia interessante com o seu marketing digital. Além do seu site JohnLewis ser completo, com muitos produtos e segmentos bem detalhados, possui também canais de mídias sociais que viralizam conteúdo. Suas campanhas esperadas com expectativa pelo público, principalmente as de final de ano.

O tema gerado para o Natal de 2013 era a história de um Urso que não conhecia o Natal, porque a festa acontece quando ele está hibernando: The Bear & The Hare.

O conteúdo foi muito bem trabalhado com integração nas vitrines, cartões online, personagens em pelúcia, um concurso para uma nova versão da música “Somewhere Only We Know”, redes sociais: Twitter,  Facebook, Youtube, e tudo com direito a um app para tablets com o livro animado da história. Está ai tudo que eu queria ver, marketing e animação 2d!

O vídeo foi produzido pela Blinkink e dirigido por Elliot Dear & Yves Geleyn. A descrição do vídeo já emociona!

“There once was an animal who had never seen Christmas. As autumn winds turn to winter snow, the bear begins his annual retreat into hibernation to sleep his way through the best part of the year. The festive spirit is strong though, and his friend the hare is determined to give him a gift he has never received before – Christmas.”

“Era uma vez um animal que nunca tinha visto o Natal. Como os ventos do outono se voltam para a neve do inverno, o urso começa o seu retiro anual de hibernação para dormir e, passar pela melhor parte do ano. O espírito festivo é forte e seu amigo a lebre está determinada a dar a ele um presente que nunca recebeu antes, o Natal ”

Assistam o comercial aqui:

Sentiu o coração apertar e vontade de abraçar alguém? Continuando com esse amor todo que tem nesta animação, a Blinkink disponibilizou também durante a campanha o Making Of para os curiosos de plantão.  Eles uniram stop-motion com a animação 2d tradicional.

Primeiro foi animado no papel, estudado muito e depois impresso e recortados a laser em um material rígido para serem animadas em stop-motion.

Assista o Making Of:

Quem organizou o processo de animação na Premise Entertainment foi nada menos que Aaron Blaise, um animador muito bacana que é bem ativo nas redes sociais também. Podemos encontrar vídeos de outras produções dele no seu canal no Youtube/AaronBlaiseArt e artes e tutoriais no seu site The Art of Aaron Blaise .  Ele é um veterano DISNEY, com trabalhos em Mulan, O Rei Leão, Pocahontas, A Bela e a Fera e muitas outras coisas.

O Cenário foi produzido por John Lee, que fez outros projetos para vídeos como Aliens, Fantastic Mr Fox, Frankenweenie.

Neste vídeo do youtube da Agência DDB pode ver como esta campanha de natal estava integrada. Ficou entre os TT’s no Twitter e um dos vídeos mais assistidos no Youtube e App mais baixado.

Quanta gente envolvida para tornar real o Natal para o ursinho!

O canal no Youtube da John Lewis é atualizado constantemente. Tem vídeos do making of das vitrines também! Construíram os animais do vídeo com os materiais que vendem das lojas.

https://www.youtube.com/watch?v=90qH7i1-OKc

https://www.youtube.com/watch?v=4-NGQvHPzgE

https://www.youtube.com/watch?v=Ox8-kwGuYJ0

Minha curiosidade agora é saber qual o total do investimento para esta campanha e como foi o retorno. Será que ainda consigo estes dados? Um trabalho muito bem feito, com todo o cuidado e delicadeza que o clima de final de ano pede.

Mas uma coisa é certa, esta campanha tocou o meu coração!

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