O Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira tem com objetivo eleger as principais embalagens brasileiras do ano e incentivar a cadeia produtiva da área a sempre estar procurando novos meios de expor produtos e encontrarem novidades para os consumidores. No site do prêmio vem descrito assim:

  • Eleger as embalagens que se destacam como ícones de excelência em QUALIDADE, TECNOLOGIA, DESIGN, FUNCIONALIDADE E INOVAÇÃO
  • Eleger os drivers que são os ícones em soluções para o mercado e para os consumidores
  • Conferir relevância ao setor por meio de uma premiação importante e diferenciada
  • Incentivar a eficiência dos processos
  • Incentivar o desenvolvimento sustentável
  • Promover a integração dentre a cadeia produtiva
  • Promover a interface com a sociedade
  • Promover os produtos nacionais em mercados externos por meio da embalagem e assim valorizar a Marca Brasil

Estando dividido em módulos para a premiação: Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais e Conversão (injeção, sopro, impressão, etc), Competitividade Internacional, Marketing e Especial, eu separei aqui algumas embalagens que mais me chamaram a atenção:

Embalagem de Alimentos Doces – Jasmine Beabá – Vencedor Ouro

Design: Team Créatif

Brand owner: Jasmine Alimentos

Desafios:Trazer uma nova categoria de consumidores para a marca Jasmine e Lançar a primeira linha de alimentos orgânicos infantis no Brasil

Resultados: Inovação estrutural na categoria. Design estrutural de fácil manuseio e utilização. Facilidade de produção e acondicionamento em alta escala devido ao fechamento em máquina automática e a filmes de alta performance e maquinabilidade. Cores e acabamentos que destacam a embalagem no PDV. Aumento do market share da marca e do produto.

Minha observação para esta embalagem, é que existem vários produtos com esta embalagem no exterior e há fornecedores que permitem marca própria para este produto. A Jasmine viu a oportunidade para a área e abraçou a ideia para trazer ao mercado nacional. 

 

Embalagem de Alimentos Salgados – Lançamento de Lay’s no Brasil – Vencedor Ouro

Convertedor: Embalagens Flexíveis Diadema

Brand owner: Pepsico

 Desafios: Trazer para o Brasil a maior marca global da Pepsico: Lay’s. Nova tecnologia de abertura fácil, substituindo o laser ou fitilho, sem prejudicar a eficiência produtiva. Exposição no PDV inovadora para a categoria. Funcionalidade e experiência de consumo: embalagem funcional agregando valor para o momento de consumo.

 Resultados: Diferenciação na categoria: inovação no sistema de abertura. Funcionalidade – embalagem easy open (rasgo direcionado) sem utilização de pré corte a laser. Ergonomia – após a abertura a embalagem fica em pé, como um recipiente, facilitando o consumo, sem que o consumidor tenha que segurar o bag. Usabilidade – possibilidade de contínuos “rasgos” direcionados tornando a embalagem um recipiente que vai se adequando ao volume de produto durante o consumo. Estrutura de alta barreira mantendo as propriedades organolépticas e de crocância prolongada do produto.

A Lay’s é muito bacana, pois a embalagem fica de pé e não cai salgadinho para a casa toda. Eu havia visto embalagens deste tipo em pipocas de micro-ondas com o promocional do Super Bowl (veja mais imagens neste Link). Para micro-ondas é necessário colocar uma lâmina para aquecer o produto e estourar as pipocas, o material é diferente, mas o formato é praticamente o mesmo, como podem ver: 

Pipoca para micro-ondas Pipoca para Micro-ondas

 

 

Embalagem de Bebidas Não Alcoólicas – Iogurte Ninho Fruti – Vencedor Ouro

Design: FutureBrand

Convertedor: Serac do Brasil / Plastipak  / Bemis / Klabin

Brand owner: Nestlé

Desafios:Lançar um iogurte voltado ao público infantil em embalagem diferenciada e atrativa. Tecnologia e performance para soprar preforma de tamanho reduzido.

Resultados: Tecnologia de sopro e novo design estrutural que proporcionam  inovação na apresentação e na forma de consumo do produto. Embalagem totalmente inovadora e exclusiva da Nestlé para o mercado brasileiro de iogurtes. Alta tecnologia de conversão: o pote, no formato de morango, produzido a partir de preforma injetada extremamente leve – apenas 2,3 gramas – e pequena – considerada entre as menores do mundo – exigiu desenvolvimento de injetora e molde especiais, assim como o equipamento soprador/envasador. Apelo lúdico e divertido: potes de iogurte em formato de morango acondicionados em rede plástica usada normalmente para frutas frescas, acondicionados em caixa de expedição display para transporte e exposição na gôndola. Embalagem squeazable e adequada para consumo on-the-go. Aumentou a participação da Nestlé no mercado de iogurtes na região Nordeste.

Não é que parece um morango mesmo? Espero que contribua para incentivar as crianças a comerem frutas! 

Módulo Competitividade Internacional

Avalia a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca.

Competitividade Internacional – Produtos para Exportação – Vencedor Ouro: Embaré Indústrias Alimentícias

Design: Greco Design

Convertedor: Gráfica Verçosa / Banana Bag

Brand owner: Embaré Indústrias Alimentícias

O storytelling está presente nas embalagens da linha Embaré Brazilian Delights para exportação, que aliado a uma extrutura  diferenciada que reforça referências étnicas e culturais, fez da embalagem um importante vendedor do produto e de sua brasilidade.

 Embaré é uma árvore e seu nome, tupi-guarani, significa “barriguda”. É uma paineira encontrada na maioria dos 26 estados brasileiros, cuja casca era usada pelos índios para fazer canoas. A origem do nome Embaré que inspirou o estudo resultou na nova linha que estamos lançando “Embaré Brazilian Delights”. Com base em algumas das lendas indígenas brasileiras, a linha é apresentada em seis sabores – Açaí, Cupuaçu, Graviola, Manga, Mamão e Pitanga – com storytelling em cada um das embalagens.

Os sabores, cuidadosamente escolhidos, foram um grande destaque frente ao mercado internacional, que ainda conhece pouco dos sabores do nordeste brasileiro, principalmente Graviola, Cupuaçu e Pitanga.

 O projeto teve um enorme reconhecimento na mídia internacional durante a feira ISM 2014 (Colônia, Alemanha) e na feira Gulfood (Dubai, EAU). De mídias espontâneas, os sabores foram apresentados em 2 telejornais alemães, além de matérias feitas pela Câmara Árabe e outras mídias.

O Visual Gráfico ficou lindo e bem marcante. 

Embalagem de Produtos em Geral – ValveBag/Strip – Vencedor Bronze: Imballaggio

Design: i10as

Convertedor: Imballaggio

Brand owner: Ingredion Brasil

Desafios:Desenvolver embalagem composta de plástico e papel que pudesse ser separada antes da entrada nas salas limpas dos clientes e que mantivesse sua estanqueidade até a utilização final para um fabricante de insumos para indústrias alimentícias e farmacêuticas.

Resultados:Produção de embalagem de papel multifolhada valvulada que possui internamente uma embalagem de polietileno valvulada lacrável após enchimento e que para ter o seu conteúdo utilizado em salas limpas de produção, basta o rompimento das linhas de fitilho (strip), para separar a sacaria plástica estanque, do invólucro externo de papel, mantendo a inocuidade do conteúdo, do processo de produção e facilitando a segregação para reciclagem dos materiais.

Este produto ficou com prêmio bronze, mas é uma solução muito boa para embalagens com o produto tem textura de “farinha”. Uma ótima sugestão para alimentos granulados, que geralmente quando abrimos a embalagem de papel ou plástico, ela se rasga toda fazendo a maior lambança. Uma solução para minha embalagem de Aveia ou da farinha de trigo!

 Tem muito mais coisa lá no site do Prêmio ABRE 2014. Confiram os outros premiados Aqui.

Shere it! | Compartilhe =]