Nos próximos posts irei comentar sobre um livro que gosto muito, não só porque é dos estúdios Disney, mas também porque conta a história da animação.

Quando leio este livro me incentiva a continuar estudando e persistir em meus sonhos.

No início do livro conta um pouco de como foi iniciar os estúdio e das primeiras animações produzidas por ele. No capítulo 3 explica sobre os princípios da animação.

Inicialmente no estúdio os termos foram substituindo palavras, até se tornarem termos que rolavam pelos animadores internos do estúdio, ao longo do tempo esses termos eram ensinados aos novos profissionais que chegavam até que ficou conhecido em vários estúdios, se tornando assim os princípios da animação.

São 12 princípios da animação (exemplos tirados do livro Illusion of Life)

1- Squach and Strech – Achatar e Esticar

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2- Anticipation – Antecipação
Fazer um movimento contrario do que irá fazer, assim intensifica o movimento.

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3- Staging
Como o personagem se apresenta em cena, precisa ser de forma bem clara.
Quando você está representando uma ação, tenha certeza que somente uma ação está sendo vista. Somente fazer desenhos que representem bem a ação, e não desenha-los somente por serem bonitos e engraçados.

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4- Straight Ahead Action and Pose to Pose
Desenhos espontâneos ou quadro a quadro com os quadros chaves.

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5- Follow Through and Overlapping Action
Uma ação termina a outra começa. Serve para movimentos de roupas por exemplo.

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6- Slow in and Slow Out
Para não tornar a animação mecânica, trazer emoção para a animação, se altera o timing da animação para que realce o que quer ser visto, colocando mais desenhos ou menos desenhos entre nós intervalos entre os quadros chaves.

7- Arcs ou Arcos
São os rascunhos da animação, ao desenhar os quadros chaves formam-se os arcos de animação que ajudam na intercalação.

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8- Secundary Action ou Ação Secundária
A animação do rosto e mãos por exemplo.

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9- Timing
O número de desenhos usados em um determinado movimento varia como será visto a animação.

10- Exaggerarion ou Exageração
Exagerar nas expressões para q se torne animação e não uma gravação. Caracterizar o realismo.

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11- Solid Drawing
Fazer desenhos sólidos para que consiga manter suas características por toda animação e trazer movimento para o desenho.

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12- Appeal
As características do personagem devem ser expressas no traço e na animação. Cada personagem possui uma expressão, forma de andar e agir.

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