A História da Arte – E.H.Gombrich
Cap. 16 Luz e Cor – Veneza e Itália, inicio do século XVI
(P326) “os pintores da Idade Média não estavam mais interessados nas cores “reais” das coisas do que em suas formas verdadeiras.
Gostam de espalhar as cores mais puras e mais preciosas que pudessem obter. ”
Estavam se preocupando mais com as figuras e as formas do que com as cores. Conhecido como mestres do “cinquecento”.
Comparando a obra de Perugino- Aparição da virgem a s. Bernardo 1490-4 – com a obra de Giovanni Bellini – Nossa Senhora com Santos -1500, pode-se observar que a segunda possui cores mais suaves.
Os artistas venezianos tinham despertado para o encanto dos poetas gregos e o que eles simbolizavam. Gostavam de ilustrar amor pastoral e a beleza de Venus e das ninfas. (P329)
O quadro de Giorgione – A tempestade – 1508 pode não ter boas formas e composição, mas ilustra bem o tema. Surge a luz sobrenatural da tempestade.
Ticiano surgiu na mesma época, e desenvolveu uma técnica de pintura de retratos que o tornou muito conhecido. Seus retratos permitiam que o ilustrado perpetuasse por toda a eternidade, pois tinha vida e profundidade no olhar.
Ticiano – Retrato de um Homem , o chamado Jovem Inglês.
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